Jogo Captura de Maçãs

No exemplo de atividade de hoje, mostraremos como criar um jogo simples, onde maçãs aparecem em posições horizontais aleatórias na parte superior da tela do jogo, e em instantes variados, caem no chão. O jogador deve mover o carrinho para pegar as maçãs antes que elas toquem o chão, sendo que cada uma delas vale 1 ponto. Veja a seguir o jogo pronto:


Em seguida, clique aqui para baixar o arquivo .rar com todas as artes necessárias para a montagem desse jogo. Depois, descompacte o arquivo e crie um novo projeto no Scratch 2.0. A seguir, coloque a arte de fundo como palco, a arte do carrinho como o personagem "cart", e a arte da maçã como o personagem "apple".

Vamos primeiro criar os blocos do carrinho, que são os mais simples. No código mostrado na imagem abaixo, o carrinho é posicionado na tela do jogo em X:0 e Y:-180. Porém, se a seta para a direita for pressionada, adiciona-se o valor 30 a posição X. Caso a tecla pressionada seja a seta para a esquerda, retira-se o valor 30 da posição X. 

 Depois, nosso último código será o do personagem "apple", que é a maçã. Lembrando que antes de montar este código, deve-se criar a variável "score", que vai determinar os pontos do jogo, ou seja, a quantidade de maçãs capturadas. A seguir, construa os dois códigos mostrados abaixo no personagem da maçã, respeitando a ordem de numeração. O código 1 faz os clones da maçã, especificando com que ela seja duplicada 30 vezes, fazendo com que caiam 30 maçãs durante o jogo. Já o código 2 verifica se o carrinho capturou a maçã, ou se ela caiu no chão.

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